Neste post vamos te dar algumas dicas e explicar o passo a passo da instalação do aquecedor Versátil Lorenzetti. Nós da Bela Metais e Sincenet recomendamos este modelo de aquecedor elétrico pois ele pode ser instalado em qualquer posição, possui engate e desengate rápido além de possuir 1 ano de garantia.


Quer instalar um aquecedor elétrico na sua torneira e ter água quente sempre que desejar?

Uma dúvida muito frequente é sobre a instalação de uma torneira monocomando ou com misturador em instalações que só possuem água fria. Existem duas soluções possíveis: uma é adaptar a torneira monocomando ou com misturador para funcionar apenas com a água fria e a outra é instalar um aquecedor elétrico para ter água quente e fria na sua torneira!

E se você sonha em ter água aquecida na sua torneira o aquecedor elétrico de água é a solução perfeita!

 Pode ser usado em torneiras só de água fria como também nos modelos de torneira monocomando e com misturador! O aquecedor elétrico de passagem é ideal para casas e apartamentos que não possuem sistema de aquecimento externo como solar ou a gás, além de não ocupar muito espaço pois é pequeno, sua instalação é simples, basta ter um ponto de energia por perto.

Outros benefícios deste modelo de aquecedor elétrico para torneira da marca Lorenzetti são:

  • A resistência é tipo refil e sua troca é de fácil acesso e muito simples, você mesmo pode fazer (mas lembre-se de sempre depois de instalada a nova resistência, passar primeiro água fria pelo aquecedor para só então ligar a água quente. A resistência precisa que passe água por ela antes de aquecer, caso contrário vai queimar);
  • Pode ser usado em torneiras monocomando, torneiras com misturador, torneiras simples, bidês e lavatórios;
  • O aquecedor elétrico aquece a água instantaneamente;
  • Não precisa quebrar a parede para trocar tubulação;
  • São 3 opções de temperatura disponíveis no aquecedor;
  • Disponível nas voltagens 127v e 220v.

Mas note que esse modelo de aquecedor elétrico é para torneiras de bancada, aquelas que vão instaladas na pia, e o aquecedor fica escondido dentro do móvel. Não serve para os modelos de torneiras de parede.

Se você gostou dessa solução, confere o passo a passo da instalação do aquecedor e as dicas que vamos dar a seguir.

Verifique se o disjuntor e os fios da sua instalação atendem às especificações do aquecedor elétrico. Estes itens são fundamentais para a sua segurança e o desempenho do aparelho.

Confira abaixo as especificações do modelo de Aquecedor Elétrico Versátil Lorenzetti:

  • Pressão de funcionamento: mínimo 2 mca e máximo 20 mca*
  • Grau de proteção: IP 24
  • Sistema de aterramento: Sim
  • Compatível com DR** : Sim
  • Garantia: 1 ano

* MCA (Metros de Coluna D’água): é a distância entre a saída de água na parede até a caixa d’água.

** DR (Dispositivo diferencial residual): É um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas que detecta pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes. Resumindo, é quando “cai” o disjuntor.

Aquecedor Elétrico Versátil Lorenzetti em instalações 127v:

Potência (Watts) do aquecedor: 5500
Fios (mm²): 10 - para distância acima de 30m, utilizar condutores de seção maior
Disjutor (A): 50

Aquecedor Elétrico Versátil Lorenzetti em instalações 220v:

Potência (Watts) do aquecedor: 5500
Fios (mm²): 4 - para distância acima de 30m, utilizar condutores de seção maior
Disjutor (A): 30

ATENÇÃO o Aquecedor Versátil acompanha um redutor de pressão que já está instalado no Nípel que vai fixado na parede, caso você possua menos de 8 mca, recomenda-se retirar esse redutor. Desta forma o aquecedor conseguirá manter uma vazão adequada.

Caso você esteja se perguntando como esse aquecedor de pia vai funcionar na sua torneira, explicamos abaixo:

Torneiras Simples (só de água fria) 

  •  Neste caso o controle da temperatura deverá ser feito diretamente no aquecedor elétrico, como falamos anteriormente, ele possui 3 temperaturas: normal, morno e quente.

Torneira Monocomando

  •  Você pode optar por deixar a temperatura no aquecedor no quente e controlar a temperatura através do acionamento da torneira. Se você empurrar o acionamento da torneira totalmente para um lado vai sair água fria, e se empurrar totalmente para o outro lado vai sair água quente, mas se o acionamento estiver no meio, vai fazer a mistura da água quente com a fria. Então, você pode controlar a temperatura empurrando mais para um ladoou para o outro, simples assim!

Torneira com Misturador 

  •  Funciona quase que da mesma forma que com a Torneira Monocomando, porém ao invés de possuir apenas 1 acionamento, possui 2. Um deles aciona a água quente e o outro a água fria, então você precisa acionar os dois caso deseje fazer a mistura da água fria com a quente.

Abaixo vamos fazer o passo a passo da instalação de uma Torneira Monocomando da Bela Metais com o Aquecedor ElétricoVersátil da Lorenzetti, do zero. 

Caso você já tenha a torneira instalada, acompanhe a partir do passo 5. Se preferir, acompanhe no vídeo:

As torneiras da marca Bela Metais acompanham 2 mangueiras flexíveis de 60 cm com borboletas para facilitar a instalação, porca, rosca, borrachas de Vedação e 2 nípeis metálicos (que neste caso não serão utilizados).

Não se esqueça de fechar o registro!

Para começar a instalação, passe as mangueiras pela porca e borracha de vedação inferior. 

Posteriormente pela bancada no sentido de baixo para cima e então pela rosca e borracha de vedação superior.

Instale as mangueiras nos dutos do interior da torneira. Elas possuem duas borrachas de vedação, então NÃO utilize veda rosca.

Não é necessário utilizar nenhuma ferramenta para dar o aperto final, pois pode acabar estragando amangueira.

Agora fixe a rosca na torneira.

Note que ela possui um limitador, e isso ajuda a deixar a torneira mais firme sobre a bancada.

Por baixo da bancada aperte a porca e  vamos instalar o aquecedor.

 Passe fita veda rosca no nípel que acompanha o produto, fixe na parede e coloque a borracha de vedação. Repare que o aquecedor vem com um redutor de pressão já instalado no nípel, se a sua pressão é inferior a 8 mca, recomenda-se tirar.

Por padrão a saída de água fria, a da direita, vem fechada com uma tampa fixa para os casos que vai instalado em uma torneira simples.

Então você deve cortar essa tampa fora.

Conecte o aquecedor no nípel da parede até ouvir um clique.

Conecte os flexíveis no aquecedor, eles já possuem uma borracha de vedação na parte interna então não utilize veda rosca.

Abra o registro e acione a torneira deixando correr água fria pelo aquecedor antes de conectar na energia elétrica para não queimar a resistência. 

 Desligue o disjuntor e faça a instalação elétrica. Se possível utilize um conector de porcelana para garantir mais segurança na instalação.

Outra forma de fazer a instalação é emendar os fios, porém é uma instalação mais arriscada pois não é feita para resistir ao aquecimento e tende a derreter conforme os cabos de cobreesquentam durante a condução elétrica.

Pronto, agora seu aquecedor já está instalado! 

Você pode escolher a temperatura da água entre morna ou quente e até mesmo fria, no seletor de temperaturas e a sua torneira monocomando agora já possui água quente e fria e você podeajustar a temperatura ideal misturando mais água fria ou quente.

Produtos Indicados 

Posts Relacionados - assuntos do seu interesse