Você está cansado do visual do seu banheiro? Está querendo dar um toque mais pessoal, sofisticado ou clássico em seu lavabo?



Na Bela Metais oferecemos o sifão universal sanfonado, que é extensível produzido em plástico Polipropileno, nas versões branco e cromado da marca Bluekit e Krona.

E o sifão rígido com copo, que possui tubo reto e dispensa a curvatura pois o copo já faz a sifonagem, de nossa própria marca Sincenet e também da Docol.

Este modelo de tubo reto só serve se a saída de esgoto for alinhada com a saída da válvula da cuba. Se no seu banheiro for desalinhado, será necessário escolher um modelo que permita fazer essa correção. O sifão sanfonado é a solução perfeita, pois além de ser extensível, você consegue corrigir os desvios com facilidade!

Neste post vamos ensinar o passo a passo da instalação do modelo de sifão universal sanfonado extensível. As peças que acompanham esse modelo, são:

a) Tubo extensível; b) Adaptador roscável de redução para vários diâmetros de válvula c) Borrachas de vedação de 1 ½”, 1 ¼” e 7/8”.

O sifão universal acompanha todas essas borrachas de vedação pois como o próprio nome já diz, ele é universal. Além de encaixar em vários tamanhos de válvulas: 1 ½”, 1 ¼” e 7/8”, ele ainda encaixa em várias medidas de canos: DN38, 40, 48 e 50.

E a sua instalação é muito simples! Você vai precisar de um balde ou qualquer recipiente apenas para receber a água parada no sifão antigo e evitar que molhe o chão, luvas para evitar qualquer tipo de contaminação e um estilete ou uma serrinha caso precise cortar o sifão.

Para fazer a troca, retire o sifão antigo desenroscando-o da válvula. Caso tenha adaptador, primeiro desenrosque o sifão do adaptador e posteriormente o adaptador da válvula.

Depois retire o sifão da entrada de esgoto. Caso tenha dificuldades em retirar, utilize um desengripante. Limpe bem a entrada de esgoto pois ali vai um anel de vedação, que serve para prender o sifão e evitar vazamentos.

Para fazer a instalação do novo sifão extensível, siga o passo a passo abaixo:


1 - Verifique se será necessário cortar o sifão para encaixar na tubulação do esgoto e utilize um estilete ou serrinha para isso. No próprio sifão existem as marcações das medidas e o indicador de onde cortar;

2 - Caso necessite usar o adaptador na válvula, encaixe as borrachas de vedação nos dois lados, e então rosqueie na válvula;

3- Depois, encaixe a borracha de vedação maior no sifão, e rosqueie no adaptador até vedar. Não utilize ferramentas;

4 - Estique o sifão e encaixe a a outra extremidade na tubulação do esgoto;

5 - O encaixe do sifão na tubulação se dá sob pressão então, caso esteja com dificuldades para encaixar, você pode passar um pouquinho de desengripante no sifão e se precisar, passe na entrada do esgoto também;

6 - E o mais importante, para não voltar aquele cheiro ruim, faça uma curva em formato de S, pois dessa forma retemos um pouco de água na curvatura, impedindo assim que o cheiro volte. Essa curvatura é ótima também quando cai algum item importante na pia, o item vai cair e ficar ali nessa curvatura, ao invés de seguir direto para o esgoto!

Nem sempre será possível fazer uma curva perfeita, mas é importante que nessa curva fique um pouco de água acumulada, pois é essa água que impede o retorno do mau cheiro, que são os gases do esgoto, e também evita a passagem de insetos. Essa dica também v

Verifique se não há vazamentos e está pronto!

Confira abaixo o vídeo com o passo a passo da instalação!

Esperamos que o post tenha ajudado! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Vanessa Felski

Posts Relacionados