Para escrever este post, convidamos a Marcela, designer da Viva Hauz, para explicar sobre um de seus projetos e dar dicas sobre como planejar a bancada da cozinha.



Como por exemplo, qual é a altura e profundidade ideal de uma bancada de cozinha, quais as medidas de uma gaveta para guardar talheres e demais itens e qual a funcionalidade do rodapé em uma bancada de cozinha.

No final deste post, ela ainda dá algumas dicas de modelos de torneira e demais acessórios para facilitar o seu dia a dia. Todas as informações e dicas sobre como planejar a bancada da cozinha, você pode conferir também no vídeo abaixo:

Como começar a planejar a bancada da cozinha


É muito importante, quando for planejar um ambiente, entender quais as necessidades dos moradores para aquele ambiente, seus gostos e estilos, qual é a sua rotina e listar as informações mais técnicas como por exemplo quais são os eletros que serão utilizados.

Nesta área gourmet o cliente tinha a necessidade de um ambiente com uma boa circulação, que fosse prático onde tudo estivesse a mão, mas também precisava de um espaço amplo para trabalhar sobre a bancada, tanto na área seca quanto na área molhada.

Depois de levantar todas aquelas informações e tirar as medidas do ambiente, é que começa o planejamento do espaço.

Qual a profundidade de uma bancada de cozinha?


A profundidade da bancada seguiu a mesma medida da churrasqueira para criar uma continuidade, além de estar dentro da medida padrão para uma boa área de trabalho. Essa medida padrão varia entre 63 e 68 cm de profundidade. Mas sempre confira o espaço disponível para não atrapalhar a circulação do ambiente.

Qual a altura ideal para a pia e bancada de cozinha?


A altura média da bancada, incluindo o rodabase é de 90 cm, mas pode ser maior ou menor dependendo do que fica mais confortável para os moradores. Esse rodabase é muito importante para dar o acabamento e tampar os pezinhos do móvel, além de evitar o acúmulo de sujeiras por debaixo dele e possibilitar uma limpeza mais pesada do piso, sem danificar a madeira do móvel.

Como planejar um gabinete funcional (onde colocar portas e gavetas na bancada)?


Depois de definir a altura e profundidade da bancada, começamos a planejar a disposição da cuba e das portas e gavetas. Geralmente na frente da cuba optamos por colocar duas portas pois facilita o acesso para a instalação da torneira, válvula e sifão. Além de você conseguir aproveitar melhor esse espaço para guardar diversos itens.

Para definir o tamanho dessas portas, além de levarmos em consideração o tamanho da cuba, optamos por instalar sobre a bancada uma lixeira embutida, então somamos o espaço que seria necessário para que ela ficasse dentro deste espaço.

Poderíamos também ter optado por colocar a lixeira atrás das gavetas e fazer uma gaveta maior, porém o que ganharíamos no comprimento, perderíamos na profundidade, pois a gaveta deveria ser menos profunda para não bater na lixeira.

Quais as medidas das gavetas e prateleiras para cozinha planejada?


E tão importante quanto planejar a disposição das gavetas e portas, é planejar a altura das gavetas e prateleiras internas. Para guardar talheres, o ideal é que a gaveta tenha 10 cm de altura, já para guardar panos, descansos de panelas e demais itens, 20 cm de altura é o ideal.

E tão importante quanto planejar a disposição das gavetas e portas, é planejar a altura das gavetas e prateleiras internas. Para guardar talheres, o ideal é que a gaveta tenha 10 cm de altura, já para guardar panos, descansos de panelas e demais itens, 20 cm de altura é o ideal.

Já a prateleira interna, dentro da porta, você pode dividir a altura no meio, mas preste atenção se essa altura será suficiente para guardar panelas maiores e se você terá espaço para a instalação de um filtro, aquecedor, pressurizador ou de uma torneira extensível, dependendo qual for a sua necessidade.

Onde instalar a cuba na pia da cozinha?


Para definir o local da cuba, é preciso prestar atenção onde estão as saídas de água para a instalação da torneira e a entrada do esgoto para a instalação do sifão.

Como uma das necessidades do cliente era ter um espaço amplo para trabalhar sobre a bancada, deslocamos a cuba um pouco o lado, aumentando assim o espaço da área seca ao lado da churrasqueira, ideal para preparar a comida, e deixamos o restante da bancada para a área molhada.

Aproveitamos esse espaço abaixo da área molhada para instalar a adega climatizada, que era uma das exigências nesse projeto, e acima dela conseguimos espaço para mais uma gaveta.

Não se esqueça quando for planejar a cozinha!


É muito importante que quando você for planejar já tenha em mente quais são os modelos exatos de eletros que você vai comprar, pois dessa forma, com as medidas em mãos, é possível planejar o espaço exato e fazer o melhor aproveitamento do móvel.

Como otimizar a bancada da cozinha e deixar ainda mais funcional.


Para finalizar a bancada, optamos por alguns itens da Bela Metais para deixar a rotina dos moradores ainda mais prática e o projeto ainda mais funcional.

Uma delas é a lixeira embutida que comentei antes. Optamos por esse modelo de lixeira para preservar a livre circulação da cozinha além de o descarte de resíduos ser mais fácil pois está ao alcance das mãos, perto de onde se preparam os alimentos.

A Torneira optamos pelo modelo Ibiza que integra o monocomando com uma segunda função que é a passagem de água filtrada. É muito prática pois você pode utilizar as duas funções ao mesmo tempo, sem misturar as duas águas e não precisa perder espaço sobre a bancada para instalar um purificador. O filtro da torneira fica embaixo da bancada, dentro do móvel.

E para completar, instalamos um dosador de detergente que ocupa menos espaço que uma tradicional embalagem de detergente, combina com a torneira e deixa a decoração mais fluída. O seu recipiente tem capacidade para um tubo inteiro de detergente e ele fica naquele espacinho atrás da cuba que seria um espaço morto. Acho uma solução perfeita!

Dica bônus da Bela Metais


Opte por combinar os itens torneira + dosador de detergente e cuba + lixeira para manter a decoração conversando entre si de maneira fluída. Ainda é possível combinar todos esses itens em uma mesma cor, como Dourado, Rosé Gold, Preto e Prata!

Esperamos que o post tenha ajudado! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Vanessa Felski

Posts Relacionados