As Duchas Verticais com Hidro são uma ótima opção para quem não dispõe de espaço no banheiro para a instalação dasconvencionais banheiras com hidromassagem pois por ser de um tamanho similar à um chuveiro convencional, você não precisa de um espaço extra para sua instalação, basta substituir o chuveiro pela Ducha de Hidromassagem.



De modo geral, a instalação da Ducha Vertical com Hidromassagem é muito simples e abordamos neste vídeo abaixo, mas como muitas instalações não foram feitas pensando na instalação desses modelos de Duchas Verticais, surgem muitas dúvidas sobre possíveis adaptações.

No vídeo Como instalar Ducha Vertical com Hidromassagem descrevemos o passo a passo da instalação e damos algumas dicas úteis! Porém, aqui vamos tentar esclarecer todas as situações possíveis, o que pode e o que não pode fazer, quais adaptações são possíveis e o que não é recomendado.

Começamos abordando as dúvidas sobre os registros, depois sobre a pressão e vazão e por fim sobre a fixação da ducha. Confira no vídeo ou nos tópicos a seguir:

Pode usar a ducha vertical só na água fria?

Pode sim. Mas é importante reforçar que essa ducha vertical não esquenta a água. Ela não possui resistência elétrica e depende sempre de um aquecedor solar, a gás ou boiler. Se mesmo assim você quiser instalar em uma área de piscina, que tem apenas 1 saída de água fria na parede, pode fazer a instalação com o T hidráulico. O procedimento é igualzinho à adaptação da torneira monocomando apenas com água fria que explicamos neste post.

Pode instalar a ducha vertical com hidromassagem com apenas 1 registro?

Uma possibilidade é que você já tenha um registro com misturador instalado em sua parede. Nesse o caso, o ideal seria mesmo removê-lo. Isso porque a ducha vertical é acompanhada 2 mangueiras, uma delas para ser conectada diretamente ao ponto de água quente e a outra para a água fria. Sendo que a própria ducha já possui o misturador monocomando usado para controlar a temperatura da água. Ah, e importante, não se esqueça que a distância máxima entre os pontos de água quente e de fria é de cerca de 15 cm, então peça para o seu pedreiro ou encanador prestar atenção neste detalhe.

Tenho aquecimento externo, mas apenas 1 saída para instalar a ducha vertical, o que fazer?

Você precisa quebrar a parede para colocar 2 registros, um para água fria e outro para água quente. Não se esqueça que a distância máxima entre os centros do registro é normalmente de 15 cm e entre extremidades dos registros 17,8 cm (mas confira o espaçamento disponível na parte de trás da sua ducha), então peça para o seu pedreiro ou encanador prestar atenção neste detalhe.

Qual a distância máxima entre registros? Se estiverem muito afastados, o que fazer?

Justamente o que mencionamos na pergunta anterior. A maioria dos modelos de duchas verticais da Bela possui uma abertura na parte traseira de 17,8 cm. Isso equivale a uma distância de aproximadamente 15 cm entre os miolos dos registros de água quente e água fria. Caso os seus registros estejam mais separados que isso a recomendação será mesmo quebrar a parede para aproximá-los.

Os dois registros que tenho de água quente e fria não estão na horizontal e sim na vertical, um em cima do outro. Dá para instalar a ducha vertical assim mesmo ou terei que mudar o encanamento?

Dá sim, sem problemas! E nesse caso o espaçamento entre eles pode até ser um pouco maior, já que a ligação com a ducha é feita com duas mangueiras flexíveis de 30 cm.

A ducha com hidromassagem precisa de alguma tomada para funcionar?

Bom, as Duchas Verticais da Bela não são ligadas na tomada, porque não possuem resistência elétrica. Na verdade, a água já deve chegar aquecida, seja por aquecimento solar, a gás ou boiler. Vocês vão notar que alguns modelos possuem luz de LED e até painel de LCD, mas em todos esses casos a ducha utiliza energia gerada pela própria água para acender a luz. Bem legal.

Posso instalar a ducha vertical com hidromassagem com um aquecedor elétrico?

Não é uma situação muito comum. Porque quem instala uma ducha vertical com hidromassagem espera uma boa vazão de água. E quanto maior a vazão, maior a potência necessária para esse aquecedor. Então por favor, não tentem usar um aquecedor elétrico de torneira para uma ducha como essa. Se a ideia for mesmo instalar um aquecedor elétrico de ponto, opte por algum modelo que forneça ao menos 10.000 W de potência.

Tenho uma ducha convencional, consigo instalar uma ducha de hidromassagem?

Se você possui dois registros, um para água quente e um para água fria, pode sim! Esses acabamentos para registro serão removidos para conectar as duas mangueiras da ducha vertical, uma para saída de água quente, outra para água fria. E aquela saída de água da ducha atual, lá em cima, pode ser fechada com um tampão plástico, já que deve ficar escondida atrás da nova ducha vertical. Nós gravamos um vídeo mostrando todo esse passo a passo. Confere aqui.

Como é feita a fixação?

As duchas são acompanhadas de dois suportes para fixação dela na parede. E é pela posição desses suportes, um pouco mais para cima ou um pouco mais para baixo, que você escolhe qual a altura ideal da ducha para você. No vídeo de instalação também dá para visualizar isso um pouco melhor!

Essa ducha pode ser instalada na área externa?

Ela pode. Quanto a funcionalidade não existe problema algum. Da mesma maneira que a ducha funciona no banheiro, ela pode funcionar ao lado de uma piscina. Em um jardim. Basta ter pontos de água. Agora, também é verdade que detalhes de acabamento podem ser impactados de acordo com as condições do ambiente. Qualquer metal sanitário exposto ao sol, chuva, maresia (e limpo com pouca frequência) não vai ter a mesma aparência ao longo do tempo que outro protegido em uma área fechada e limpo frequentemente. Por isso em relação à estética, o tempo de garantia das duchas é reduzido nessas condições.

Fiz a instalação da ducha vertical, mas só sai água fria, o que fazer?

É bem provável que nesse caso a tubulação de água quente e de água fria estejam conectadas dentro da sua parede. E o que pode estar acontecendo é que você possui mais pressão na sua água fria que na água quente, então a água fria empurra a água quente contra a tubulação, impedindo a sua passagem até a ducha. O mais recomendado seria quebrar a parede e fazer o isolamento dessas tubulações, mas sabemos que muitas vezes isso não é viável. Então uma sugestão muito mais simples seria aplicar um pouquinho de durepoxi no interior de um desses registros. Com cuidado, tapando apenas o orifício que permite a água correr até o outro registro. Pode até não ser o isolamento ideal, mas funciona.

Água quente e fria se misturam, posso fazer a instalação?

Esse é justamente o caso que explicamos na pergunta anterior. Se houver diferença de pressão entre a água quente e a água fria, isso pode prejudicar o controle de temperatura. Então o correto seria fazer o isolamento desses registros antes da instalação.

Qual a vazão das duchas verticais com hidromassagem?

Não há uma resposta direta para essa pergunta, porque a vazão das duchas varia conforme o modelo, varia conforme a função que você está usando e principalmente, depende da pressão de água da sua residência. Quanto maior essa pressão, maior será a vazão.

Qual a pressão mínima da ducha vertical?

Bom, essa pergunta já é um pouco mais fácil de responder. Para as duchas verticais que possuem seletor função, ou seja, que você seleciona a cascata, o chuveiro de mão, os jatos nas costas ou a ducha superior, para usar uma de cada vez, você precisa de pelo menos 10 mca. Já nos modelos permitem ligar todas essas funções ao mesmo tempo, o recomendável é ter no mínimo 15 mca para um banho mais confortável.

O que é MCA e por que interfere na pressão mínima?

MCA é a abreviação de metros de coluna d’água. É uma unidade de medida de pressão. E nós gostamos de usá-la aqui na Bela porque é uma unidade mais fácil de visualizar. Trata-se da distância no sentido vertical, ou seja, de cima para baixo, lá do nível da caixa d’água até a saída d’água na sua parede. Quanto maior for essa distância vertical, mais peso a água exerce sobre ela mesma e consequentemente você tem mais pressão. Nós chamamos isso de pressão estática. Então se do seu apartamento até a caixa d’água do prédio a distância for de 10 metros, você teria perto de 10 mca de pressão.

O que fazer para ter mais pressão na ducha vertical com hidromassagem?

Se você não tem a pressão mínima recomendada, você pode instalar um pressurizador na sua rede. Hoje, no site da Bela Metais nós oferecemos dois modelos da Lorenzetti, o
PL12 que entrega até 12 mca e o PL20 que entrega até 20 mca. O ideal seria entrar em contato com um especialista na instalação para indicar qual é o modelo mais recomendado para a sua residência. Sempre há detalhes a se observar como o tipo de aquecimento, o local da instalação e mesmo a temperatura da água quando ela passa pelo aquecedor, já que esses dois modelos são projetados para até 60° C.

Preciso de um pressurizador para a água quente e um para a água fria?

Há situações e situações. Se você possui aquecedor solar, a resposta é sim. O ideal seria instalar um pressurizador na saída do boiler e outro na saída da caixa d’água. Agora, se você tem um aquecedor a gás, muitas vezes é possível instalar um único pressurizador, na saída da caixa d’água. Isso antes da separação entre a água que vai e que não vai passar pelo aquecedor a gás.

A ducha vertical com hidromassagem esquenta a água?

Como disse anteriormente, elas não possuem resistência e precisam de algum tipo de aquecedor externo, como elétrico, solar ou boiler.

Estou querendo colocar a hidromassagem vertical, pesquisei, mas não encontro informações a respeito de possíveis reparos que podem ser necessários, gostaria de saber se é fácil encontrar peças de substituição ou existe algumtipo de assistência técnica para esse serviço?

As Duchas Verticais da Bela Metais possuem 3 anos de garantia e assistência técnica própria. Então caso você venha a comprar uma ducha conosco, teríamos todas as peças necessárias para troca ou reparo se for necessário. Bom, esperamos ter esclarecido todas as dúvidas sobre a instalação das Duchas Verticais com Hidromassagem, mas
caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe aí nos comentários que responderemos o mais breve possível!

Posts Relacionados