Neste post trazemos algumas sugestões de como combinar cores na decoração para mudar o ambiente de casa ou trabalho, deixando-o moderno e divertido, porém sempre harmonioso. Para atingir esse objetivo e arrancar inúmeros elogios pela nova decoração, aposte na combinação das cores.



Sabe-se que há muito tempo as cores, assim como as músicas, possuem grande influência nas nossas vidas. A escolha correta das cores e suas combinações pode sim, proporcionar uma melhora na qualidade de vida naquele ambiente. Na hora de decorar não existem regras para a escolha perfeita, mas podemos seguir algumas dicas que servem para nos inspirar na hora de colorir.

Iniciaremos nossas sugestões com uma dica sobre as variantes das cores. Na figura abaixo apresentamos o Círculo Cromático ou “roda das cores”, onde nele podemos visualizar a disposição das mesmas, as quais podem ser classificadas como Cores Primárias ou Secundárias; com combinações Complementares, Análogas ou Monocromáticas.

Círculo Cromático (Rodas das Cores)


As cores primárias são o Azul, Amarelo e Vermelho. Delas nascem as cores secundárias: Violeta, Verde e Laranja. Trabalhando essas cores juntamente com o Branco obtém-se tons monocromáticos, com alta luminosidade. Ao contrário, com a aplicação do Preto, observam-se tons mais escuros, com pouca luz.

Tratando-se de decoração, observamos que a ousadia e o sucesso andam juntos na hora de escolher a melhor combinação de cores. Algumas delas estão em alta no mercado, se destacando entre os conceitos de decoração. O Amarelo, Azul, Esmeralda, Violeta, Vermelho e Laranja, são bem cotados para dar vida ao ambiente.

Cores Complementares


As cores Complementares são as cores que se encontram em posições opostas no círculo das cores, elas oferecem maior contraste entre si. Precisam ser combinadas com cuidado, analisando as proporções de uma cor complementar para uma principal, sempre utilizando a complementar em uma menor escala.

Cores Análogas


Já as cores Análogas são vizinhas, mais fáceis de combinar e formar um ambiente harmonioso, pois oferecem menos contraste. As cores Análogas têm o poder de deixar o ambiente neutro e aconchegante.

Esses conceitos ajudam a escolher as cores que mais combinam com a cor predominante do seu ambiente. As Pastilhas de Vidro, assim como as Cubas para banheiro e lavabo, são bastante utilizadas para colorir e dar detalhes essenciais ao ambiente. Além de refletir cores vivas e intensas, é uma ótima opção por sua versatilidade, tanto na variedade quanto na aplicação. Veremos agora como funcionam essas combinações na prática, trazendo ambientes inovadores e ricos nos detalhes.

Amarelo

Sinônimo de Alegria e boas vibrações. Conhecido também por influenciar no humor como cor da criatividade!

Combinação entre as duas cores primárias: Azul e Amarelo. Essa combinação traz para o ambiente um maior contraste, resultando em maior vibração.

Laranja

A cor laranja significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado das misturas das cores primárias: vermelho e amarelo.

Aqui o conceito é a mistura da cor primária Amarela com sua análoga Laranja. O ambiente fica bem moderno, divertido, porém com menos contraste.

Azul

A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito. Bastante utilizado em banheiros, lavabos e áreas externas de banho.

Aqui o conceito é a mistura da cor primária Azul com uma análoga Verde Azulada.

Verde

Cor originada da mistura entre azul e amarelo significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

Nesta piscina, pastilhas de vidro com tons análogos de verde foram escolhidas para harmonizar com a natureza da paisagem.

Vermelho

A cor que simboliza o amor. É uma cor estimulante que contribui para a confiança em si mesmo e que remete boas vibrações. Por outro lado pode ser associada com a vitalidade, ambição e o perigo.

Neste banheiro o vermelho se destaca na imensidão de branco.

Violeta

A cor Violeta (ou roxo) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual. O roxo em excesso transmite a sensação de tristeza e introspecção por ser uma cor escura, deve ser balanceado com cores quentes ou neutras, que trazem mais luz ao ambiente.

O violeta ficou sutil junto com o creme, proporcionou um ambiente iluminado e sofisticado.

Para uma combinação criativa e moderna, é necessário analisar diversos fatores como: intensidade das cores que serão utilizadas, iluminação natural e artificial do ambiente, espaço útil, mobília e as diferentes texturas que podem ser utilizadas. Os ambientes apresentados ilustram apenas algumas combinações possíveis, mas não existem regras na escolha das cores... Ou talvez exista uma: agradar aos seus próprios olhos!

Esperamos que o post tenha ajudado! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário. Você pode encontrar pastilhas de vidro e cubas para banheiro nas mais diversas cores em nossa loja virtual:
www.casinhabonita.com.br

Gabriel Tramujas
Sincenet Pastilhas // Casinha Bonita

Posts Relacionados