Ao escolher os acabamentos para o banheiro, ou lavabo, é normal surgir a dúvida de qual a torneira mais indicada para cada tipo de cuba, que válvula usar e qual o sifão compatível. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas e viemos explicar o que considerar na hora de escolher seus acessórios.



Vale lembrar que para escolher esses detalhes, primeiro você deve definir alguns pontos com seu arquiteto ou profissional responsável durante a elaboração do projeto. Como, por exemplo, se terá água quente ou apenas fria, se a torneira será instalada na parede ou na bancada do banheiro, qual é a pressão de água da rede, etc.

Torneira — Qual a melhor opção?


É importante escolher a torneira não apenas pelo modelo de sua preferência, e sim, optar por uma peça que supra as necessidades do local e dos usuários, assim como ofereça um bom desempenho. São muitas opções no mercado, além da variação de cores, designs e funções que chamam atenção. Então, como saber qual a torneira indicada para meu banheiro? Bom, para identificar qual é a peça ideal para atender suas necessidades, é preciso conhecer antes suas variações.

Elas são divididas em modelos com ou sem misturador. As torneiras sem misturador, recebem somente água fria e possuem apenas um comando para acionamento de água, são as mais convencionais.

As torneiras com misturador, podem ser utilizadas com água quente e fria, possuem duas entradas e um dispositivo que regula o fluxo das duas temperaturas. As peças que possuem misturador ainda podem ser monocomando — com apenas um registro para regular a temperatura da água.

Há também os modelos duplocomando — com um registro para água fria e outro para água quente. Nesse caso, são necessários de 2 a 3 furos na bancada, cuba ou parede, para sua instalação.

Lembrando que as torneiras devem estar conectadas a um sistema de aquecimento, pois, elas não aquecem a água, são apenas um meio para passagem dela (diferente das torneiras elétricas que já possuem sistema de aquecimento interno).

Se quiser, você também pode adquirir uma torneira monocomando e utilizá-la apenas com água fria. Para isso, será necessário realizar uma pequena adaptação, que você pode encontrar em nosso vídeo Como adaptar torneira monocomando apenas com água fria.

Como combinar a torneira com a cuba?

Outro ponto que deve ser considerado é a altura da torneira, que pode variar conforme o tipo de cuba. As torneiras de bancada podem ser de bica alta ou baixa. Os modelos de bica alta, normalmente são indicados para as cubas de apoio, pois, são maiores e a torneira precisa ultrapassar a altura da cuba. Na hora de escolher sua peça, preste atenção na altura até a bica da torneira, e se ela é maior que a altura da cuba.

Os modelos de bica baixa, geralmente são indicados para cubas de apoio que tenham mesa para torneira, esculpidas, de embutir ou sobrepor. Isso porque a cuba já fica em um nível mais baixo e a distância para lavar a mão é confortável. Se você utilizar um modelo de bica alta nesses casos, a distância da bica da torneira até o fundo da cuba vai ser muito grande e pode acontecer de respingar água para os lados durante a utilização.

Já os modelos de torneira de parede, devem ficar a uma distância de mais ou menos 10 cm acima do limite da cuba, que é o espaço suficiente confortável para o uso, e não é tão alto a ponto de respingar água para fora da pia. Lembre-se de verificar se o ponto para instalação já está pronto, se não estiver, defina qual será a forma de aplicação antes de construir, para evitar alterações durante a obra.

Pressão mínima indicada


Além de todas essas variações citadas, é necessário atentar-se também, a pressão mínima indicada para cada modelo de torneira, inclusive, você sabia que a força e quantidade de água que sai da torneira, depende da pressão da sua rede hidráulica e da especificação de cada produto?

Por isso, para que as torneiras do seu banheiro tenham um bom funcionamento, você deve verificar qual a pressão mínima indicada para o modelo e, qual a pressão da rede hidráulica onde ela será instalada. Essa pressão é medida por MCA, que significa metros de coluna d’água e nada mais é do que a distância vertical entre a saída da caixa d’água até o ponto de instalação hidráulico.

Então se a especificação técnica da torneira indica no mínimo 10 mca, significa que para que ela tenha um bom desempenho, o indicado é no mínimo 10 metros de coluna d’água. Por conta dessa diferença na especificação da torneira, pode acontecer de trocar uma peça por outro modelo e elas apresentarem desempenhos diferentes, mesmo sendo instaladas no mesmo local.

Se apresenta baixa pressão ou não é suficiente para a sua torneira, você pode fazer a instalação de um pressurizador na sua rede hidráulica, que vai pressurizar todos os pontos de água da sua casa, ou um pressurizador específico só para a torneira. O ideal é consultar um técnico para definir qual a melhor solução para a sua rede.

Válvulas para banheiro


As válvulas estão disponíveis em modelos com ou sem ladrão e variam em função do diâmetro, material, cor e comprimento. Muitas pessoas acreditam que a compatibilidade da válvula se dá a partir da marca, mas, na verdade, não.

Os modelos com ladrão possuem uma abertura na rosca da válvula que encaixa com a saída do ladrão da cuba. Se sua cuba tiver ladrão, é importante que você opte por uma válvula que também tenha para evitar vazamentos.

Além disso, outras características são importantes para saber se você fará a escolha certa, por exemplo, o diâmetro. Temos válvulas com rosca 7/8” que equivale a 3 cm de diâmetro, e válvulas com rosca 1 ¼” equivalente a 4 cm de diâmetro.

É essencial que o diâmetro da válvula seja inferior ao da furação de escoamento da cuba, que pode ser verificado no desenho técnico do produto. Já o comprimento da válvula é um ponto de atenção, especialmente se você for instalar uma cuba de apoio e a sua bancada tenha uma espessura acima do padrão, dificultando a instalação da válvula.

Válvulas para banheiro


Os sifões podem ser flexíveis, ou rígidos e você encontra em diversas cores. Os flexíveis normalmente são de encaixe universal, podendo ser instalados em qualquer modelo de válvula e cuba, pois, acompanham adaptadores. No mercado você encontrará basicamente o branco e o cromado.

Eles não possuem copo, por isso em sua instalação, deve formar um S no sifão para evitar o retorno do mau cheiro. São ideais para instalações onde a saída da válvula e a entrada do sifão não estão alinhados, mas também para aplicações onde ele ficará escondido dentro de um móvel.

Já os sifões metálicos, possuem copo que faz a sifonagem e evita esse retorno do mau cheiro, são esteticamente mais bonitos que os flexíveis, porém, são um pouco mais restritos e a compatibilidade é dada pelo diâmetro da rosca superior.

São mais restritos porque sua instalação deve estar perfeitamente alinhada. A cuba e a entrada do sifão na parede devem estar alinhadas entre si, pois, a regulagem desses modelos ocorre apenas na altura e comprimento, e não em seu ângulo. A compatibilidade pelo diâmetro da rosca segue os tamanhos das válvulas, podendo ser de 7/8” ou de 1 ¼”.

Espelhos bisotes trazem contraste e iluminação ao ambiente e ficam lindos em móveis também. Dando um composè altamente sofisticado ao espaço.

Posts Relacionados