Na decoração de uma casa, todos os detalhes são importantes, desde os acabamentos até os móveis e objetos de decorativos, pois ela deve ser pensada como um todo.



As cubas | pias que você escolhe para o banheiro são determinantes não apenas para a beleza do espaço como também para a funcionalidade, e para isso é necessário saber como escolher o melhor modelo e saber as diferenças entre os diversos tipos (de embutir, de sobrepor, de apoio, de semi encaixe, suspensa, esculpida, de coluna) para fazer a escolha mais acertada possível.

Primeiramente, você deve considerar o tamanho do banheiro ou lavabo. É importante manter a proporção com o ambiente para ele não ficar sobrecarregado e com pouco espaço para a circulação.

Em segundo lugar, você deve ficar atento às especificações do modelo da cuba. Isso inclui a altura da bancada, o tipo de encanamento, a altura da torneira, se a torneira possui misturador ou não, se a mesma é de mesa ou parede, entre outras observações.

Em terceiro lugar, é importante ter o projeto definido, pois se a decoração for moderna, vale apostar em cubas | pias coloridas e com design inusitado, já se a ideia é seguir o estilo clássico, o ideal é escolher cores tradicionais como o branco. Lembrando também que se o ambiente está monótono é possível realçá-lo através da cuba colorida.

Não se deve esquecer da comodidade e praticidade no dia a dia de quem a utilizará, pois, cada pessoa possui uma ergonomia diferente e isso reflete também na altura final, que em média é de 80 – 90 cm.

Com esses quatro pontos em mente, você pode escolher o tipo de cuba que melhor se encaixa com o seu projeto, são eles:


Arabescos

É um modelo clássico e discreto pois fica escondido “dentro” da bancada. É feito um corte na pedra, no formato da cuba, e esta é colada por baixo, o que disponibiliza um espaço maior na bancada porém um espeço menor dentro do gabinete. Nestes modelos o indicado é utilizar torneiras de bica baixa.

De sobrepor

Apenas uma borda da peça fica aparente, a cuba é colada sobre a bancada ao invés de ser colada por baixo, como nas cubas de embutir. Fique atento, pois, a bancada também precisa ter o recorte no formado da cuba. Aqui indicamos as torneiras tanto de bica alta como as de bica baixa.

De apoio

Ficam totalmente apoiadas em cima da bancada e possuem uma aparência moderna e imponente. É preferível que o espaço seja amplo, pois é um modelo que compromete parte do espaço da bancada e ela deve ser mais baixa para compensar a altura da cuba.

 No mercado existem diversos modelos deste tipo de cuba, tanto redonda, como quadrada, oval e algumas até com formatos diferenciados, veja alguns modelos:

Os modelos de torneiras indicados, quando a cuba não possui o espaço próprio para a torneira, são as de bica alta, que geralmente tem o acionamento de água na extremidade superior, ao invés de ser na base, logo, são mais práticas, causando menos respingos na bancada. Lembre-se de ficar atento à relação altura da cuba x altura da torneira para ficar um espaço confortável para as mãos, pois você pode encontrar cubas de diversas alturas.

De semi encaixe

É o modelo indicado para quando o banheiro é pequeno pois possibilita o uso de uma bancada mais estreita (veja com o fornecedor da cuba, a medida mínima da bancada). A cuba fica com uma borda acima, nas laterais e no fundo da bancada. Você pode encontrar modelos com o furo para a instalação da torneira, que é o mais comum, como pode encontrar sem, mas em ambos os casos, o indicado são as torneiras de bica baixa.

Suspensa / de parede

É fixada diretamente na parede sem a necessidade de uma bancada. Muito utilizadas em lavabos e banheiros comerciais pois não possuem espaço para apoiar objetos. Recomendamos as torneiras de bica baixa.

Esculpida ou moldada

É feita do mesmo material da bancada (pedra, silestone, nanosglass, marmoglass, cimento queimado...)  e por isso pode ser altamente customizável, o que encarece no valor final. Pode ser facilmente feita no comprimento e profundidade desejados.

De coluna

É o modelo mais tradicional, ideal para ambientes compactos pois não possui tampo nem gabinete. Pode ser encontrada em versões com um design contemporâneo.

Posts Relacionados