Escolher a torneira certa para cozinha é uma tarefa fácil, porém é preciso levar em consideração alguns detalhes muito importantes. A melhor torneira para sua cozinha vai depender do seu projeto, das funcionalidades que você busca e do seu gosto pessoal para determinar a cor e estilo.



Para nos ajudar com esse tema muito importante e que muitas pessoas têm dúvidas, convidamos novamente a Marcela, designer da Viva Hauz, para dar algumas dicas valiosas de como escolher a torneira ideal para cozinha.

Confira este conteúdo também no vídeo abaixo:

Como escolher a melhor torneira para cozinha


Torneira simples ou com misturador?

Para começar a sua pesquisa, temos que ter em mente se queremos uma torneira simples, só para água fria, ou com misturador para água quente e fria. As torneiras simples não permitem escolher a temperatura da água e possuem um único registro que controla a saída de água.

Já os misturadores permitem controlar a temperatura da água através da mistura da água quente com a água fria. Pode ser através de um único registro, conhecido como monocomando, ou dois, chamado de bicomando ou comando duplo.

A principal diferença entre esses dois tipos é o número de pontos de instalação necessários na sua bancada ou parede: enquanto o monocomando exige somente um ponto, o bicomando exige de dois a três.

Torneira para cozinha de bancada ou parede?

A escolha do modelo de torneira, de bancada ou de parede, vai definir o design da sua bancada e deve ser feita com antecedência, para se certificar de que o encanamento acompanhe essa decisão.

Caso contrário, será necessária uma pequena reforma para refazer a tubulação e criar um ponto de água no local em que a torneira será instalada. Isso porque se você optar por uma torneira de bancada, o ponto de água deve ficar abaixo da altura da sua bancada.

Torneira Monocomando de Bancada - Bela Metais

Já para a instalação de uma torneira de parede, o ponto de água deve ficar na altura exata em que a torneira será instalada, acima da bancada.

Torneira Monocomando de Parede - Bela Metais

Como escolher o tamanho da torneira

Para escolher o tamanho da torneira, é imprescindível calcular a profundidade da bancada para escolher uma torneira e cuba que encaixem no ambiente. Tenha em mente que as medidas padrão de distanciamento são de mais ou menos 6 cm. A distância da parede até a torneira, a distância da torneira até a cuba e a distância da cuba até o final da bancada.

E além da profundidade, calcule também a altura disponível caso você tenha alguma prateleira acima da bancada. Se essa altura for muito baixa vai acabar limitando as suas opções. Geralmente as torneiras de cozinha gourmet são os modelos mais altos, variando de 40 a 60 cm de altura, podendo ser até maior!

Verifique também o ponto de saída da água na torneira e se a cuba tem tamanho suficiente para não respingar água para fora. Os modelos de torneiras de cozinha que possuem a saída da água na diagonal são os que merecem mais atenção, pois com a pressão, a água vai seguir aquele caminho e você precisa garantir que a água vai cair dentro da cuba.

Torneira Gourmet Cayman, Cuba Kyoto e Lixeira Embutida - Bela Metais

Verificar a pressão mínima recomendada da torneira de cozinha

Na hora de escolher a torneira ideal, uma informação muito importante é a pressão mínima recomendada para o funcionamento da torneira, geralmente indicado pela unidade de medida MCA.

Nada mais é do que a sigla para Metros de Coluna de Água. Ou seja, é a altura em metros, do nível da água na caixa em relação à torneira. Por exemplo, se uma torneira pede no mínimo 4 MCA significa que é necessário ter pelo menos 4 metros de altura entre a caixa e o produto para ter uma vazão adequada.

Esquema MCA - Metros de Coluna d'Água

Essa informação é importante para que o seu produto apresente uma vazão confortável para o uso, não fique saindo só aquele fiozinho de água, sabe? Mas caso você não tenha, não se preocupe, ainda é possível instalar um pressurizador diretamente na torneira ou na rede hidráulica aí na sua casa!

Como escolher o modelo de torneira para pia da cozinha?

Agora a dica é pensar na funcionalidade dela, o que na minha opinião é um dos pontos mais importantes, pois ela pode ser uma grande aliada para facilitar a sua rotina.

Existem diversos tipos de torneiras com funcionalidade diferentes, por exemplo existem torneiras extensíveis, torneiras flexíveis - essas duas são conhecidas como torneiras gourmet – torneira com 2 opções de jatos, torneira com passagem para água filtrada, torneira com rotação de 360º, e ainda aquelas torneiras com arejador móvel.

Sim, são várias opções, mas já vou explicar melhor cada uma delas.

As torneiras extensíveis são ótimas caso você tenha uma cuba dupla ou gosta de praticidade para lavar alimentos. Isso porque a bica pode ser desencaixada da torneira e você ganha muito mais mobilidade.

Torneira Monocomando Gourmet Bali - Bela Metais

Para esse modelo é preciso prestar atenção no espaço que você tem disponível lá no seu móvel, abaixo da bancada. Como ela funciona com um contrapeso, ele precisa ficar livre, não pode ficar apoiado sobre a prateleira interna. Uns 35 a 40 cm de profundidade já são suficientes!

As torneiras flexíveis funcionam de forma semelhante à de uma extensível, a diferença é que ela não exige aquele espaço abaixo do móvel e a mobilidade dela se dá desencaixando a bica da torneira. Além disso, geralmente precisa um pouco menos pressão que as extensíveis.

Nesses dois modelos de torneiras, você encontra opções com 2 tipos de jatos. O concentrado, geralmente utilizado para tirar sujeiras com mais facilidade, e o chuveirinho para facilitar o enxague da louça e limpeza de alimentos.

Dois tipos de jatos em uma mesma torneira (Arejador e Chuveirinho) - Bela Metais

Agora vou falar das queridinhas do momento, as torneiras com passagem para água filtrada. Esse modelo é muito prático e ótimo para quem tem pouco espaço na bancada para instalar um purificador. Até mesmo para quem prefere uma decoração mais clean e organizada.

Com ela você pode instalar basicamente qualquer modelo de filtro de passagem escondido embaixo da bancada, dentro do móvel. Ela possui uma passagem e um comando especial para a água filtrada, possibilitando o acionamento simultâneo sem cruzamento de água.

Sem contar que existem modelos de filtros com vida útil de 4 mil litros, o que equivale a 200 galões de 20 litros, faz a conta de quanto tempo duraria aí na sua casa, é economia na certa!

Bom, todos esses modelos que falei anteriormente, geralmente possuem rotação de 360º, funcionalidade disponível também em modelos mais simples de torneiras, ideais para projetos onde cuba está localizada em ilha, pois possui uma boa área de alcance e não tem necessidade de ser extensível pela liberdade que o projeto proporciona.

Já o arejador é uma peça que fica bem na saída de água da torneira e adiciona ar ao jato. Sua principal função é gerar economia diminuindo em até 50% a quantidade de água, mas com a mesma potência, garantido que saia água suficiente para o uso. Em alguns modelos de torneiras esse arejador é móvel, dessa forma você consegue direcionar o fluxo da água.

Arejador móvel - Bela Metais

Essas são as principais dicas, mas caso tenha ficado com alguma dúvida ou sugestão de tema que não abordamos nesse post, deixa nos comentários que responderemos o mais breve possível.

Escolha a sua torneira de cozinha ideal em belametais.com.br.

Para dicas e inspirações de móveis para cozinha, confira @VivaHauzPlanejadosJlle.

Posts Relacionados