Trocas e devoluções

  • Política de Trocas e Devoluções

    A legislação brasileira é bastante rígida em relação ao comércio virtual. Todo e qualquer cliente possui o direito de devolver um produto adquirido pela internet em até 7 dias corridos após o recebimento. Esta regra é válida mesmo que o produto não possua defeitos de fabricação. Porém, é imprescindível que o produto retorne nas mesmas condições em que foi entregue, ou seja, em sua embalagem original, com todas as peças recebidas e sem nenhum indício de uso, teste ou instalação por parte do cliente.

    Em situações dessa natureza, denominadas como “direito de arrependimento”, cabe à loja virtual ressarcir integralmente o valor pago pelo produto e pelo frete. Ainda que nossos produtos tenham ótima aceitação de mercado e esses eventos ocorram com pouca frequência, cabe informar que nós, como Bela Metais, sempre respeitamos e cumprimos a legislação.

    Ressaltamos que os 7 dias de direito de arrependimento são contados a partir da data em que o cliente recebe o produto. Por isso, aconselhamos que assim que você receber a mercadoria, verifique se o produto está dentro das suas expectativas e se o mesmo se adequa à sua necessidade. Infelizmente, há casos de clientes que só notam que o produto não se adequa ao seu ambiente, semanas após o recebimento. Nestas situações, em que o prazo de 7 dias do direito de arrependimento já foi excedido, as devoluções não poderão mais ser aceitas pelo direito de arrependimento. 

    Dúvidas mais frequentes:

  • 1. Como posso solicitar a troca ou devolução de um produto recebido há no máximo 7 dias?

    Se o produto estiver nas mesmas condições em que foi entregue (ou seja, não tenha sido instalado ou testado) e caso você ainda disponha da embalagem original com todos seus componentes, o processo é simples.

    Entre em contato conosco pelo WhatsApp (47) 3842-1211, ou demais canais de atendimento, e solicite a devolução do produto, informando o motivo da devolução e a Nota Fiscal de compra.

  • 2. Posso solicitar a troca do produto recebido por outro produto da bela metais?

    Sim, desde que esse produto tenha sido adquirido pelo site da Bela Metais e que a troca nos seja solicitada em até 7 dias corridos após o recebimento dele. Nesses casos disponibilizamos um crédito no valor do produto devolvido. Esse crédito assume a forma de um cupom de desconto que poderá ser utilizado para compra de qualquer outro produto no site da Bela Metais por um prazo de até um ano do seu recebimento. Sempre lembrando que a nova compra é sujeita a uma nova cobrança de frete.

    Por fim, cabe ressaltar que esse cupom é disponibilizado somente após o produto retornar à empresa para ser analisado. Afinal, ele deve ser devolvido em sua embalagem original, com todas as peças recebidas e sem nenhum indício de uso, teste ou instalação.

  • 3. Quais são as opções de reembolso para uma devolução? 

    Os reembolsos ocorrem única e exclusivamente no caso de devoluções solicitadas em até 7 dias corridos após o recebimento do produto, o chamado “direito de arrependimento”. Isso, desde que o mesmo não tenha sido instalado ou testado, e que a embalagem original tenha sido preservada.

    No caso de pagamento via cartão de crédito, o estorno será realizado também por meio das faturas. O valor estornado pode levar até 2 meses para aparecer em sua fatura, dependendo do seu banco.

    Já no caso de pagamentos via boleto, depósito bancário ou PIX, o estorno será realizado por transferência bancária à conta fornecida pelo cliente que realizou a compra, o qual deve ser o titular da conta bancária.

    Como alternativa em ambas situações, o cliente também pode receber o reembolso por meio de crédito na loja virtual, válido por 6 meses.

  • 4. Como funciona o processo de devolução quando escolho o estorno?

    Quando o cliente solicita a devolução do produto e opta pelo estorno, enviamos um código de postagem para que o cliente faça a devolução do produto em uma agência dos Correios de sua preferência, com prazo de 10 dias para postagem. Esse código é enviado dentro de 2 dias úteis após contato com a loja.

    Em casos de mercadorias com dimensões que ultrapassem as medidas estipuladas pelos Correios, agendamos a coleta da mercadoria com uma transportadora e eles retiram o produto no mesmo local de entrega. O agendamento da coleta com a transportadora é feito em até 3 dias úteis.

    Assim que recebermos o produto fazemos a verificação da peça, e em até 5 dias úteis liberamos o estorno ao cliente.

    A devolução de produtos dentro do prazo de 7 dias é direito do cliente e por isso não terá custos para você.
    Vale ressaltar que o prazo para recebermos o produto varia conforme a região do cliente e o estorno do mesmo só é liberado quando recebemos a mercadoria, pois precisamos conferir se as peças devolvidas estão dentro da política de devolução.

  • 5. Como funciona o processo de devolução quando escolho ficar com crédito?

    Quando o cliente solicita a devolução do produto e opta por ficar com um crédito para fazer uma nova compra, enviamos um código de postagem para que o cliente faça a devolução do produto em uma agência dos Correios de sua preferência, com prazo de 7 dias para postagem. Esse código é enviado dentro de 3 dias úteis após contato com a loja.

    Em casos de mercadorias com dimensões que ultrapassem as medidas estipuladas pelos Correios, agendamos a coleta da mercadoria com uma transportadora e eles retiram o produto no mesmo local de entrega. O agendamento da coleta com a transportadora é feito em até 3 dias úteis.

    Assim que recebermos o produto fazemos a verificação da peça e, em até 5 dias úteis o seu crédito é disponibilizado através de um cupom, que poderá ser utilizado para compra de qualquer outro produto em nossa loja virtual por um prazo de até um ano, a partir da data em que geramos o cupom.

    A devolução de produtos dentro do prazo de 7 dias é direito do cliente e por isso não terá custos para você.

    Cabe mencionar que, ao utilizar o crédito em uma nova compra, os custos de frete serão de responsabilidade do cliente.

  • 6. Como devo enviar os produtos para devolução?

    Coloque a mercadoria na caixa original, com todas as peças e sem ter feito a instalação.

    • Embrulhe a caixa em um papel pardo ou similar. Não passe fita na embalagem original do produto, pois isso danifica a mesma.
    • Após embalar o produto, cole a nota fiscal na caixa.
    • Se a sua devolução for feita através de coleta de transportadora, deixe a mercadoria pronta para retirada conforme instruções acima.
    • Se a sua devolução for feita através de código de postagem do Correio, leve a mercadoria na agência de Correio da sua escolha e apresente seu CPF ou outro documento com foto no qual conste o CPF. Assim que postar a mercadoria nos envie o comprovante de envio para que possamos acompanhar a devolução.
  • 7. Quero devolver ou trocar meu produto, mas já se passaram 7 dias. É possível?

    Após o prazo de 7 dias da data de recebimento do produto, não há nenhuma obrigatoriedade legal da empresa de realizar trocas ou aceitar devoluções de produtos. Ainda assim, como um diferencial de atendimento, a CASINHA BONITA se propõe a aceitar a troca/devolução de produtos sob as seguintes condições:

      • A solicitação de troca/devolução deve ser realizada em no máximo 30 dias corridos da data de recebimento;

      • Não deve haver indícios de uso, instalação ou teste do produto;

      • O frete para devolução do produto será de responsabilidade do cliente, assim como qualquer avaria em decorrência desse transporte;

      • Como contrapartida, a CASINHA BONITA devolverá ao cliente um crédito referente ao valor pago no produto devolvido, com desconto de 15% por eventuais danos à embalagem;

      • Esse crédito poderá ser utilizado para compra de qualquer outro produto em nossa loja virtual, por um período de 6 meses após a devolução do produto adquirido;

      • Cabe mencionar que os custos de frete de qualquer nova compra realizada pelo cliente, com ou sem uso do crédito, também serão de sua responsabilidade.

    Caso esse produto tenha apresentado algum defeito de fabricação, você pode entrar em contato com a loja através do WhatsApp (47) 3842-1211 para acionar a garantia. Mais detalhes desse processo podem ser obtidos no link a seguir: www.belametais.com.br/termo-de-garantia

  • 8. Quero devolver ou trocar um produto que já foi utilizado, instalado ou testado. Como devo proceder?

    Caso o produto em questão não apresente nenhum defeito de fabricação, mas já foi instalado ou testado, não podemos aceitar a devolução ou troca do mesmo.

    Pedimos sua compreensão nesse ponto para entender que por respeito aos nossos clientes, a Bela Metais não comercializa produtos usados e por conta disso também não pode aceitar a devolução de nenhum produto previamente utilizado, instalado ou testado.

    Por outro lado, caso esse produto tenha apresentado algum defeito de fabricação, você pode entrar em contato com a loja através do WhatsApp (47) 3842-1211 para acionar a garantia. Mais detalhes desse processo podem ser obtidos no link a seguir: www.belametais.com.br/termo-de-garantia