É comum que algumas pessoas não saibam a diferença entre moda e tendência. É um assunto muito importante, porque entender isso da forma errada pode fazer com que você faça uma reforma e enjoe dela rapidamente. Vamos entender melhor como se atentar na hora de reformar sua casa e garantir um ambiente mais atemporal. 

A moda sempre vai e vem, isso acontece em todas as áreas. É só você olhar para as roupas, conseguimos perceber que muitas peças dos anos 2000 estão voltando e logo irão embora novamente. Esse processo é natural, mas às vezes pode demorar muito. Você pode passar anos usando uma coisa “fora de moda” porque comprou ela quando estava super em alta. Isso também se aplica ao Design de Interiores, mas diferente de trocar de roupa, fazer uma nova reforma é bem mais complicado.

 

Diferente da moda, a tendência -como muitos acham- não é o que está sendo realmente usado no momento. Ela se refere à algo que tende a vir acontecer, e essa análise é bem mais profunda do que parece. Existem vários tipos de tendências, e aqui vou citar duas: a comportamental e a estética.

Estética

A tendência, nesse caso estética, é algo que pode virar moda, mas não algo que já seja. Todos os tipos de tendências são descobertas por análise. Análise de mostras, de lançamentos, entre outras. Essas tendências sempre são lançadas pelas grandes empresas, para tentar gerar, e cabe a nós conseguirmos captar quais talvez vão ficar.

A tendência não é algo definitivo. As empresas tentam lançar uma tendência, para virar moda. Muitas vezes elas realmente viram moda, o que volta naquela questão de que podem e provavelmente vão embora novamente.

Cozinha @studio_92arquitetura com estilo de decoração contemporâneo, seguindo tendências atuais

Comportamental

A grande questão é quando entramos na tendência comportamental. Essa, sim, geralmente é mais definitiva. Quantas pessoas trabalhavam em home office antes da pandemia? Esse número alavancou, e mesmo agora em que as coisas estão normalizando, esse foi um hábito que continuou firme e forte. Isso foi uma tendência comportamental, que provavelmente não vai sair das nossas vidas tão facilmente. Nesses casos, analisamos os comportamentos humanos e tentamos perceber quais destes vão ficar de fato no nosso dia a dia.

Cozinha @monizerios.arquitetura utilizando o princípio da Biofilia (conectar seres humanos com a natureza)

 

Outra coisa que tem relação com isso é a biofilia. Na biofilia, utilizam-se elementos da natureza para produzir um bem-estar no usuário do ambiente. Isso foi algo que alavancou durante e pós-pandemia. Ela realmente é uma ciência eficaz, e talvez seja por isso o sucesso. O que você acha? É moda ou está virando algo realmente intrínseco na sociedade, que vai durar muito tempo?

Fica a reflexão.

Cozinha Viva Hauz com decoração contemporânea, seguindo a tendência retrô que resgata elementos de decoração antigos

Como aplicar isso na prática na minha reforma?

Agora que você já entendeu que a moda vai e vem (assim como algumas tendências estéticas) e que geralmente a tendência comportamental é mais duradoura, podemos entrar no assunto de fato.

Geralmente uma reforma demora para ser alterada, ou seja, se você fizer algo que não gosta, talvez tenha que usar aquilo por muitos anos. O que costuma acontecer, é que algumas pessoas utilizam coisas que estão na moda (então vão passar) só porque estão na moda, ao invés de coisas que já são tendências estabelecidas há muito tempo e que a pessoa realmente goste. O que acontece é que quando aquilo sai de moda, se você não gostar de verdade daquilo, você fica com a casa visualmente cansativa, querendo mudar tudo de novo.

Cozinha @larboavista com pastilhas de inox que trazem um visual mais tecnológico ao ambiente

 

Claro, não tem problema nenhum você utilizar algo que está na moda, mas é muito importante saber se está usando porque realmente gosta ou não. É muito válido refletir sobre as tendências comportamentais também, porque você terá mais segurança em fazer algum tipo de estilo ou até mesmo configuração do espaço da sua casa, porque essas tendencias costumam perdurar por bastante tempo. Por exemplo, o uso de chapelarias pós-pandemia está crescendo, todo mundo quer deixar os sapatos na porta ao invés de usá-los dentro de casa. Além disso, também é bom analisar tendencias estéticas, para estar sempre atualizado.

Quarto com Papel de Parede, uma opção fácil para substituir e atualizar para as tendências atuais, para quem gosta de trocar a decoração

 

Resumindo, é sempre interessante fazer um design atemporal, que vai durar anos e continuar sendo atual. No fim das contas, você pode colocar o que preferir na sua casa e decoração, mas sempre se atente a usar o que você sabe que realmente gosta e que vai se sentir confortável por bastante tempo! 

 

Até a próxima! 

Geovana Bedin.