Cada cor transmite uma sensação diferente no subconsciente, e isso muda completamente o ambiente em que você está inserido. Você pode usar essas sensações para se sentir confortável na sua própria casa, ou também para atingir uma sensação específica em ambientes comerciais.

Vamos descobrir o que cada cor transmite e onde é a melhor forma de aplicá-las?

Vem comigo!

Vermelho

Talvez você já tenha ouvido falar que vermelho seja a cor da fome. Mas essa informação está errada! O que realmente acontece é que muitos Fast Foods utilizam o vermelho em seus ambientes, porque o vermelho traz uma sensação de urgência (além de várias outras). E esses locais lucram com a rotatividade de clientes. O objetivo deles é claro: querem que você coma e depois vá embora.

É possível notar que em restaurantes convencionais, geralmente não é usado vermelho em abundância, e sim cores que trazem conforto, porque aí, sim, o que eles querem, é que você fique bastante tempo ali.

Além disso, o vermelho também transmite sensação de poder, luxo, sensualidade, feminilidade e afins. Isso também vai depender do tom da cor, quanto mais rosa, mais feminino, por exemplo.

É muito importante cuidar com o uso excessivo de vermelho: ele costuma a gerar muito cansaço visual. Opte por utilizar a cor em detalhes na sua decoração, como na foto abaixo onde a Pastilhas Adesivas Resinadas Metrô (Vermelha) e o vaso sobre a mesa, são utilizados de forma sutil, apenas como um detalhe no ambiente. 

A cor está associada à: Confiança​, força​, agilidade​, alto estímulo​, agressividade​, autoridade, ostentação.

Pastilhas Adesivas Resinadas Metrô (Vermelha)

Amarelo

O amarelo é uma ótima cor para home office. Ele traz sensação de estímulo, alegria, energia, criatividade e muitas outras. Ele é menos agressivo que o laranja e o vermelho, então ele traz a sensação de ação, mas numa proporção mais calma. É uma cor em que você pode ousar um pouco mais no excesso, mas ainda, sim, é necessário um cuidado.

Está associado à: Calor​, estímulo​, luz/energia​, ânimo/alegria​, vivacidade​, poder (por lembrar o ouro, dourado)​, otimismo​, criatividade​.

Laranja

É o meio-termo entre o vermelho e o amarelo. Pode ser utilizado da mesma forma que o amarelo, para gerar estímulos, mas com uma maior intensidade. É ótimo para quando o objetivo é criar um ambiente super estimulante, porém sem toda a agressividade do vermelho.

Está associado à: Vitalidade​, estímulo​, energia​, dinamismo​, criatividade​, acolhimento​, entusiasmo​, quente/terra​.

Azul

O azul também precisa ser cuidadosamente dosado. O azul proporciona serenidade e repouso. Porém, ele também tende a ser melancólico e frio, então é importante saber trabalhar com a cor da maneira certa, dependendo do resultado que você deseja. O ambiente pode ficar monótono caso usado em excesso, porém é ótimo para utilizar em quartos e locais para descanso.

Está associado à: Serenidade​, paz​, repouso​, equilíbrio​, sobriedade​, frieza/frescor​, profundidade​, tristeza/introversão​.

Papel de Parede Lavável 10x0,53 m (Delicato Tre) - m²

Roxo

O roxo transmite, principalmente, a sensação de mistério e misticismo. É uma cor muito interessante no ambiente, porque traz a sensação de algo diferente e misterioso. Ela também transmite uma sensação mais introspectiva. Muito legal de utilizar em lavabos, onde geralmente você pode ousar mais.

Está associado à: Espiritualidade​, sabedoria​, nobreza​, misticismo​, introspecção​, melancolia, mistério.

Verde

O verde é uma cor que transmite a sensação de saúde, vitalidade e natureza. Ela é ótima para se usar em ambientes hospitalares, por exemplo. É uma cor que não cansa o olhar facilmente, e é muito indicada para ser usada em casa, trazendo muito conforto, pois remete à natureza.

Aposte em sofás e móveis grandes nessa cor, pois isso vai trazer muito aconchego para sua casa, se esse for seu objetivo. E claro, nada melhor que uma planta verde na decoração para trazer essas sensações de forma natural, a decoração 

Está associado à: Natureza​, bem-estar, esperança​, frescor​, equilíbrio​, tranquilidade​, suavidade​, relaxamento/calmaria​.

Torneira Monocomando Giratória de Cozinha Inox (Malta Preta Fosca)

Marrom

O marrom está muito associado a natureza, assim como o verde. Ele também é uma ótima opção para gerar aconchego e conforto. É muito usado em restaurantes, justamente porque causa vontade inconsciente de permanecer no local. É ótimo em quartos, salas de estar e ambientes de descanso. Essa é uma cor mais associada ao rústico.

Está associado à: Madeira/couro, resistência, vigor, sobriedade, conforto/acolhimento, rústico, calmaria.

Barra Painel Ripado 270x6,3 cm (Chamonix)

Branco

O branco provavelmente é uma das cores mais usadas nos ambientes, por ser neutra. Ele aumenta a luminosidade do local, e pode dar a sensação de amplitude no ambiente. Passa uma sensação muito forte de limpeza, segurança e paz. Por outro lado, pode passar uma sensação de frieza e vazio, dependendo do uso.

Aposte em elementos coloridos na decoração em ambientes brancos, se a ideia for dar um pouco mais de "vida" ao espaço.

Está associado à: Limpeza/esterilidade, luminosidade, paz/pureza, simplicidade, calmaria, vazio, segurança, frio.

Placa 3D Boiserie I Auto Adesivo 50 x 50 cm (Branco)

Preto

O preto é uma cor extremamente elegante e sofisticada. Ele passa uma sensação de imponência, poder e seriedade. Mesmo assim, é uma cor com muita personalidade e modernidade. Caso você faça um ambiente preto e sem cores, provavelmente terá um ambiente mais sério e solitário.

Caso adicione cores, conseguirá um resultado mais moderno e divertido. Tudo depende do resultado que você quer.

Está associado à: Sofisticação/elegância, imponência, seriedade, modernidade, poder, solidão, escuridão, sobriedade.

Cinza

Por último, mas não menos importante, o cinza, assim como o branco, é uma cor muito utilizada. Porém, o cinza usado em quantidades altas pode causar a sensação de tédio, ausência de estímulos e monotonia.

Além disso, o cinza faz com que o ambiente fique com a sensação de frieza. Claro que ele também tem seus pontos positivos, e por ser uma cor de fácil intendimento, passa segurança e estabilidade. O importante é saber dosar a quantidade do uso.

Está associado à: Neutralidade, ausência de estímulos, tédio, segurança, confiabilidade, monotonia, tristeza, frio.

Acima de tudo, o que importa mesmo é saber usar as cores conforme o seu objetivo final. De modo geral, as cores realmente passam essas sensações, mas isso não precisa te impedir de utilizar elas da forma que você quiser. Essas informações são muito importantes para você conseguir alcançar os objetivos de um ambiente, sejam eles conforto, seriedade, diversão ou outros.

E para finalizar, só mais uma dica: sinta-se livre se quiser fugir da regra! 

 

Até a próxima! 

Geovana Bedin.